top of page

SPMM - Sustainability Practices Maturity Model

 Produzir bens e serviços de forma sustentável tem sido a grande meta das empresas engajadas na criação de um mundo melhor e mais eficiente para todos.

 

“Ser verde” é hoje um grande diferencial tanto no modelo de negócios como na imagem que as empresas apresentam ao mercado e aos membros de toda a sua cadeia produtiva, incluindo seus fornecedores, os fornecedores destes até os clientes de seus clientes, passando obviamente por seus colaboradores.

de gestão e práticas ambientais.

 

 Contudo, de maneira geral não existem critérios definitivos sobre o que significa adotar práticas sustentáveis de condução de negócios. Muitas organizações nacionais e internacionais desenvolveram linhas de recomendação sobre as práticas de sustentabilidade sem, contudo diferenciar os níveis de maturidade em que cada empresa se encontra.

Desta maneira, as empresas que têm legítimo interesse no desenvolvimento de práticas de negócios sustentáveis, tornam-se impedidas de gerenciar suas metas de maneira efetiva assim como de apresentar- se ao mercado de maneira diferenciada das demais. Era imperativo que existissem diferentes níveis de proficiência e de gestão de maneira a reconhecer quem se destaca e quem necessita de maior desenvolvimento.

 

O SPMM nasceu com a filosofia de ser um integrador das normas nacionais e internacionais sobre gestão de negócios sustentáveis oferecendo de maneira simples e objetiva, cinco níveis de maturidade nos processos de gestão e práticas ambientais.

Ferramental Robusto

 

 

O SPMM possui uma ferramenta de assessment com mais de 100 indicadores, divididos em 13 domínios.

 

Os indicadoressão ajustados conforme o segmento e cultura da empresa, podendo inclusive serem acrescentados indicadores exclusivos daempresa.

 

O diagnóstico é apresentado separadamente por domínios e entregue em um relatório.

Ciclo completo de atuação

Identificar os processos da empresa e onde se encontram os pontos fracos.

Identificar seu ponto atual de maturidade e traçar metas de melhoria ou manutenção.

Utilizar de ferramentas padronizadas que busquem evidências de forma pragmática.

Criação de um plano de ação para adequação da empresa ao novo padrão de mercado.

Aplicações práticas

  • Preparação para obtenção de selos;

  • Instrumento de avaliação  e pré-venda de  serviços;

  • Direcionador de conscientizção;

  • Priorizaação de investimentos;

  • Preparação para abertura de capital.

Implantação

A adoção do SPMM como modelode gestão e estratégia de sustentabilidadepara as empresas demanda a instauraçãode um projeto inicial de implantaçãosegmentado em nove passos, queperiodicamente são revisitados buscandouma espiral positiva de melhoria.

 

O projeto inicia-se com acapacitação dos envolvidos na gestão doprojeto e posteriormente dos processos.Esta etapa denominada educação,constitui-se de um workshop de dez horasonde as bases da metodologia sãotransferidas à equipe da empresa paraque se estabeleça uma linguagem comumentre estes e nossos consultores.

 

A etapa de preparação é definidaprioritariamente pela adaptação domodelo de maturidade em seus critérios eevidências à realidade e cultura daempresa, cirando assim um modelo deavaliação totalmente customizado semperder a essência das normativas queformam a base do SPMM.

 

Concluído e aprovado o modeloespecífico da empresa, inicia-se a fase deplanejamento cuja base são as agendas devisitas e entrevistas de levantamentos deevidências que alimentam o modelo dedados da solução.

 

A fase de auditoria é por si aprincipal fase do trabalho deimplantação, pois as equipes partirãopara entrevistas e inspeções diretamentenos locais onde os processos ocorrem,buscando identificar indícios daexistência ou não das práticassustentáveis e determinar o nível dematuridade em que se encontram.

 

Ao longo do processo de auditoria,nossos consultores recolherão dados efatos que alimentarão o modelo deavaliação, gerando indicativos e gráficosde maturidade assim como eventuaisGAPs.

 

De posse dos dados, é realizada umareunião prévia com a empresacontratante do modelo com vistas aapresentar os resultados apurados,corrigir eventuais desvios de percepção eacordar sobre o atual nível dematuridade de cada um dos domínios ecritérios estabelecidos na etapa depreparação.

 

Com a foto do “cenário atual”estabelecida, cabe à empresa contratanteestabelecer seu plano de metas, definindopara a equipe de projeto onde gostariamde chegar a termos de maturidade, tantono indicador global, como para cada umdos processos analisados.Com as metas estabelecidas, cabe aequipe de projetos planejar as atividadesnecessárias para o alcance destas,incluindo o que será feito, por quem equando.

 

Ao final os resultados, avaliações,conclusões e plano de ação sãoapresentados aos gestores da empresapara aprovação final.

bottom of page